Qual a diferença entre Hidratação, nutrição e reconstrução capilar?
- dlorraine41
- 13 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Vamos falar sobre esses três tratamentos para o cabelo que muita gente acha que é a mesma coisa e tem dúvidas, mas na verdade há diferenças sim e cada um tem um papel diferente na reposição dos componentes pros nossos fios, ambos são muito importantes.
Hidratação
A hidratação capilar é o processo para hidratar o fio devolvendo para ele a água e a umidade que os fios perderam, para fazer a hidratação você pode usar máscaras hidratantes, poupa de algumas folhas ou frutos. Você pode estar usando por exemplo : Babosa (Aloe Vera) e polpa de abacate.
Esse hidratação proporciona aos cabelos mais maciez, suavidade e maleabilidade a hidratação pode ser feita 2 ou 3 vezes na semana sem sobrecarregar os fios.
As máscaras hidratantes tem em sua composição:
Pantenol; Vitaminas; Mel e açúcares; extratos vegetais de plantas e frutos; Glicerina; Aloe vera (babosa) e etc.

Nutrição ( umectação)
A nutrição (umectação) é para devolver aos seus fios o óleo e a gordura que é chamado de lipídios, essa é a parte que minhas madeixas mais adoram, os fios podem ficar mais pesados mesmo é normal mas depois passa, a nutrição traz maciez, brilho, reduz o volume e da força pro cabelo, é ótimo para as pontas duplas e ressecadas. Ela sela a hidratação nos fios que impede que os fios percam a água e a umidade e eu garanto que vocês vão amar demais!
Para fazer a umectação você usa óleos vegetais, mas você também pode usar máscaras nutritivas para estar fazendo a sua nutrição. Máscaras nutritivas trazem em sua fórmula componentes como:
Ceramidas; manteigas vegetais; óleos vegetais; tutano vegetal ou animal e outros.
Ela pode ser feita uma a duas vezes por semana, mas faça uma vez mesmo se você preferir eu faço só uma mesmo.
Reconstrução
A reconstrução é para repor a massa e a queratina pros fios, fortalecendo, devolvendo a massa, aminoácidos e proteínas que são perdidos naturalmente ou por causa de processos químicos feitos nos cabelos. Ela é bem indicada para pessoas que sofreram processos químicos, tem o cabelo danificado, quebrado e ressecado.
Diferente da hidratação e nutrição a reconstrução não deixa os cabelos macios e brilhosos de imediato quando passamos, ela protege, encorpa, fortalece e repõem a massa dos fios apenas.
Depois que eu faço a reconstrução eu passo uma máscara nutritiva ou hidratante porque eu uso a queratina líquida, mas se você usar uma máscara de reconstrução provavelmente não tenha que fazer isso porque há muitas máscaras reconstrutoras que tem hidratantes e que não deixam os fios rígidos, isso depende dos componentes que tem na máscara.
Máscaras reconstrutoras trazem em sua fórmula componentes como : Queratina; Colágeno; Creatina; Aminoácidos; Arginina.

AVISO IMPORTANTE :
A queratina quando usada em excesso deixa os fios rígidos e eles podem quebrar, é indicado usar queratina líquida ou máscaras que tenha queratina a cada 15 dias no caso do seu cabelo estar se recuperando de tratamentos químicos ou se não estiver apenas uma vez por mês.
Comments