top of page
Siga-nos nas redes sociais
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
Posts relacionados

Postado por Dayanne Silva

Conheça sobre a caspa e seu tratamento

Olá pessoa como vai? Hoje vamos tratar de um assunto comum, pois muita gente já teve ou tem, e muitas das vezes não conhece sobre e nem o porque dela. Quem tem quer se livrar delas pois provocam coceiras, e quando elas caem podem ficar visíveis nas roupas que é em parte constrangedor, sem falar que ela é associada a falta de higiene.

O que de fato é a caspa?

A dermatite seborreica que é uma inflamação crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe mais produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, e quando essa afecção é no couro nós a chamamos de caspa.

A caspa também pode se manifestar através de um fungo, ele se chama Malassezia, ele pode ser encontrado no couro cabeludo. Ele se alimenta da oleosidade natural do nosso couro e fabrica subprodutos e ácidos que provocam irritação no couro.

A caspa aparece como lesões avermelhadas que descamam e provocam coceiras. Ela pode ser seca ou oleosa, a oleosa é chamada de seborreia.

A dermatite seborreica não é contagiosa, ela é considerada uma forma mais grave da caspa.

Causas

Não existe uma causa certa, mas existem fatores que podem agravar.

  • Mudanças bruscas de temperatura

  • Estresse

  • Alterações hormonais

  • Clima seco ou frio

  • Alimentação com baixo valor nutritivo

  • Calor excessivo no couro (ex: com o secador e água quente ao lavar o cabelo)

Sintomas: Descamação, coceira, queda de cabelo (quando coçar os fios podem se desprender da raiz), ressecamento, oleosidade excessiva.

Suas intensidades

  • Leve: Quando os flocos são pequenos e brancos, estão perto do couro e perto da raiz, são mais visíveis quando a uma raspagem ou escovação.

  • Moderada: Quando os flocos estão soltos entre os fios, são visíveis naturalmente sem a necessidade de uma raspagem ou escovação.

  • Intensa: Quando há descamação dos flocos de tamanhos variados, são abundantes e visíveis na superfície do cabelo e sobre os ombros.

Fique atento no intervalo de lavagem dos fios

A higiene é sempre importante, mas para quem tem caspa é ainda mais, mesmo a caspa não tendo relação com falta de higiene. A lavagem regular dos cabelos é indispensável para a saúde dos fios pois retira os acúmulos de sujeira, poluições e a oleosidade em excesso os quais contribuem para o surgimento dela. Se você pratica exercício físico ou transpira muito não exite em lavar os cabelos, pois o suor irrita o couro e acelera a descamação das células da pele.

E cuidado com o jeito que você lava os fios pois pode piorar, aprenda a lavar corretamente clicando aqui.

Evite coçar

Coçar pode acabar causando feridas no couro, se isso acontecer você deve usar um shampoo mais suave sem sulfato como o infantil, até as feridas cicatrizarem.

Hidrate sempre!

Lá vamos nós falar dela de novo e de fato ela é importante sempre! Ela ajuda sim no combate á caspa. Indico para você os óleos vegetais, você pode fazer uma umectação só no couro cabeludo para ele ficar concentrado nessa área, faça massagem com a ponta dos dedos e em movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea, isso ajuda muito. Eu costumo usar o óleo de coco e o azeite. Confira como eu uso o óleo de coco! E se você não conhece as etapas de hidratação saiba mais clique aqui!

Shampoos anti caspa funcionam?

Cada produto pode ter um resultado diferente em cada pessoa pois somos diferentes, procure um produto que funcione melhor em você. Aprenda a escolher um shampoo e condicionador ideal pra você.

No caso do shampoo anti caspa parar de fazer efeito é o seguinte, é comum ele perca a eficácia com o tempo pois os organismos podem vir a se acostumar com a sua composição e assim a caspa voltar, nesse caso seria bom você trocar o shampoo.

A alimentação

Alimentação também é um fator importante, como dito acima uma das causas é alimentação com baixo valor nutritivo, isso pode causar uma série de problemas no seu corpo. Você deve adquirir um hábito de dieta saudável comendo frutas, legumes, verduras, proteínas, gorduras saudáveis e evitar o alto nível de açúcar.

Bebidas alcoólicas e o cigarro

Se você fuma e quer se livrar da caspa esteja ciente, o cigarro causa problemas na circulação sanguínea a qual se estiver afetada pode provocar surgimento de caspa, além disso as substâncias do cigarro afetam os hormônios liberados pelo estresse.

E para quem bebe é necessário controlar os dias e a sua quantidade.

Tratamento

Não existe cura, porém existem medicamentos para controlar os sintomas na pele e no couro. Uns dos mais conhecidos são: Sulfato de selênio; Piritionato de zinco e Cetoconazol. Eles podem ser usados em forma de shampoos, condicionadores, tônicos capilares.

Dica da Day: Caso você siga essas dicas e várias outras e dentro de uma semana não trouxe resultados, eu indico que você vá ao médico (clínico geral e dermatologista), principalmente se tiver na intensidade intensa, para ele orientar no tratamento de forma individual e eficaz.

Então essas foram as dicas de hoje, espero que as informações tenham sido claras. Se você tem ou já teve caspa e quiser compartilhar alguma coisa nos comentários fique á vontade, não se esqueça de compartilhar e curtir pra dar uma força.

Beijinhos da Day

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page